Chamo-me Matilde

Sou Psicóloga clínica, doutoranda em Psicologia da Família e Intervenção Familiar e facilitadora certificada dos programas PREPARE/ENRICH e PREP 8.0.

O meu percurso profissional começou no Centro Paroquial do Estoril, onde entrei como estagiária e, dois anos depois, integrei a direção do Centro. Acompanhei crianças e famílias, desenvolvi programas, fiz consulta clínica e coordenei equipas. E acabei por decidir que, por mais que adorasse o meu trabalho, a minha missão era outra.

Já estive do lado das famílias em crise, já escrevi uma tese sobre programas religiosos de preparação para o casamento, já trabalhei com muitas crianças e famílias em contexto de vulnerabilidade – tantas vezes marcadas pelo conflito conjugal.

E isto reforçou aquilo que já sabia: passamos demasiado tempo a “apagar fogos” quando devíamos investir mais em prevenir e fortalecer aquilo que ainda está saudável. E não é só sobre evitar a dissolução das relações — é sobre promover relações felizes, seguras e satisfatórias, desde o início.

É desta convicção que nasce o Par à Obra.

Aqui junto a prática clínica e a investigação científica, com um foco especial na intervenção com casais em todas as fases da relação — porque acredito que não há nada mais transformador do que capacitar duas pessoas a construírem, juntas, uma relação mais segura, feliz e duradoura. Sou psicóloga clínica e move-me o desejo de transformar ciência em ferramentas concretas para quem mais precisa.