No âmbito do meu projeto de doutoramento em Psicologia da Família e Intervenção Familiar intitulado “Antes prevenir do que remediar”, estou a entrevistar casais com o objetivo de perceber o que é que, segundo casais em diferentes etapas do ciclo de vida, são os fatores que sustentam casamentos felizes e duradouros, quais as maiores dificuldades por eles sentidas e que temas são geralmente os que geram mais conflito.

  • Quem pode participar?

    Casais noivos ou casados há menos de 6 meses;

    Casais com 10 ou mais anos de casados

  • Em que consiste a participação?

    Uma conversa presencial, gravada para depois ser transcrita, com uma duração aproximada de 45 minutos num espaço conveniente ao casal.

    Os dados são totalmente anónimos e confidenciais, sendo as identidades dos participantes codificadas no momento de transcrição da entrevista e as gravações apagadas.

  • O que ganho com a participação?

    1) Estará a contribuir de forma muito significativa para a compreensão dos fatores que sustentam casamentos felizes e dos receios e fragilidades que os casais portugueses associam ao casamento;

    2) Cada participante receberá um voucher de 10€ do El Corte Inglês pela sua participação (20€ por casal)

  • Qual é o objetivo final deste estudo?

    Pretende-se validar para a população portuguesa o programa PREP 8.0, que é o programa de desenvolvimento de competências de casal que reúne mais evidência em todo o mundo.

    Tem como principal objetivo ajudar os casais a desenvolverem competências que estão associadas a indicadores como maior satisfação relacional e menores probabilidades de divórcio.